terça-feira, fevereiro 28, 2006

Foxy-Cine "Syriana"

Bom, eu acho que o filme é bom. Também acho que o argumento é bom. A interpretação do Clooney também acho que é boa (ganda badocha, ehehehe). A narrativa é de facto um bocado pesada, pois obriga-nos a estar bem atentos ao desenrolar da história, coisa que não aconteceu comigo. Naquele dia não era um bom dia para ver cinema, estava a milhas daqui, sem cabeça. Claramente que este filme me passou ao lado, inclusivé uma das minhas pálpebras fechou-se durante uns milésimos de segundo e sem eu dar por isso já tinha morrido alguém. Mais tarde descobri quem morreu, só porque já não aparecia mais no filme ;). Por isto mesmo o "Acho".

Syriana é um thriller político, que apresenta várias histórias cruzadas (à semelhança do Traffic, do Soderbergh que também participa neste filme) onde a conspiração, os escandâlos, os actos terroristas fazem parte delas.

De vez em quando, e isto é a minha opinião, neste tipo de filmes é preciso dar tempo ao espectador para absorver a quantidade de informação que o filme transmite cá para fora. Ora aqui houve muita informação a ser debitada e sendo o filme muito intenso na exploração de todos os pontos das tramas que se evidenciavam, provocou demasiada confusão. A minha nota mais negativa vai para o trailer, que na minha opinião dava a entender que o filme seria cheio de actos terroristas e explosões e outras coisas mais, mas não .... depois de o ver dá a sensação que o trailer não é o mesmo que o filme.

Acabei de ver o "Colisão". Este sim, histórias cruzadas, excelentes protagonismos, uma boa realização e produção (cenas muito bem encadeadas com o desenrolar das histórias), e por fim uma boa banda sonora. Filme que aborda os aspectos sociais de racismo, hipocrisia, medo e por aí fora da cidade de L.A. Excelente filme, recomendo.