quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Foxy-Cine "Vai e Vive"

Um excelente filme.
Conta a história da sobrevivência de um rapaz que se vê obrigado pela própria mãe a fugir da sua terra para lutar por uma vida melhor. Esta fuga é proporcionada pela Operação Moisés, operação levada a cabo por uma iniciativa conjunta entre Norte Americanos e Israelitas para levar milhares de judeus de África para Israel.
O enredo desta história, foca-se na capacidade de um rapaz de 10 anos conseguir sobreviver a um ambiente que não é o seu, ser obrigado a viver algo para que nunca foi preparado e depois ser confrontado com muitas situações adversas à sua integração social.
Essencialmente revejo nesta personagem a representação da força interior que é necessário ter para continuar a carregar a mentira que ele vive. Uma mentira, quer da sua vida, quer do seu amor (pela mãe) e também o querer esconder outros sentimentos (continuando a viver na sua mentira) que lhe foi imposta para ele procurar a felicidade. [Pormenor] Outra "mentira"/"exclusão" que este filme mostra está relacionado com a sua irmã, que tem de esconder do pai o que ela de facto gosta.
Será que vale a pena viver uma mentira "nossa"? Uma coisa é certa, é um fardo bastante pesado, ter que carregar com a "nossa" mentira.
Vai e Vive, é um filme que não é costume ter-mos nas nossas salas, se calhar por isto mesmo só está no King. É realizado por um Romeno e os actores são todos desconhecidos (Franceses? Israelitas? Africanos?).
Gostei imenso de 2 cenas, curiosamente são a primeira e última cenas. Representam muito da dor de uma mãe na perca do seu filho e na felicidade em recebê-lo. São de deixar um coração bem sufocado. Sobre estas cenas, eu diria que é aplicado aquela máxima da fotografia, que uma imagem vale mais que mil palavras.

Va, vis et deviens.
Go, See and Become.
Vai e Vive.