quinta-feira, abril 27, 2006

Foxy-Cine "O Tigre e a Neve"

Já estava à espera. A mesma receita (realizador, actor, actriz) e outro grande filme. Gostei imenso (ao ponto de querer vê-lo mais vezes no cinema), embora o "A Vida é Bela" tenha sido o filme da minha vida este "O Tigre e a Neve" está lá perto. (Tá bem que ainda não bati as botas, mas até lá julgo não apareçam muitos filmes que me façam sentir como senti no "A Vida é Bela"). São os momentos de Alegria do Attilio ao procurar quase que desesperadamente pela sua eterna amada, é a Paz que Attilio revela na pureza dos seus actos que fazem transbordar cá para fora da tela todo o seu sentimento por Vittoria , do Amor que um homem tem por uma bela mulher e que a vai salvar numa terra de ninguém enfrentando todas as guerras dos dias de hoje.
É mais um filme que faz do Amor puro, do Amor impossível, do Amor verdadeiro aquilo que de melhor o ser humano tem para valorizar, esse mesmo Amor.
Quanto ao filme, a história está à volta de um poeta e professor que todas as noites imagina um casamento com a mulher dos seus sonhos. Quando a "sua" amada, vai para o Iraque escrever uma biografia de um amigo comum e sofre um ataque, Attilio faz os possíveis para estar com ela e o impossível para a recuperar do acidente que teve. Antes ainda, ela jura que só o amará quando a neve cair sobre um tigre.

O actor, Roberto Begnini, mais uma vez mostra as suas capacidades para este tipo de papel, de "pobre apaixonado", irritante e dissuasor por qualquer meio racional ou irracional, divertido e amigo. A actriz (e esposa na vida real), Nicoletta Braschi, representa o suporte perfeito para Attilio, bela, misteriosa, desafiante, ... e simples.
Finalmente destaco a excelente música, na participação do Tom Waits, cantando com um ar de bodega “You Can Never Hold Back Spring”.

P.S: Normalmente, nestes posts que faço sobre os filmes que vejo, são feitos muito depois de ver o filme respectivo. Penso que é melhor assim, para perder a emoção que me atinge na altura e poder escrever as coisas com mais calma e racionalidade. Embora possa correr o risco de não dizer tudo o que gostava de ter dito desde a altura que saio da sala de cinema. E nesta review, parece-me que acontece isso mesmo ... há muita coisa que naquele momento gostava de ter dito e que agora não sinto ou não estou com vontade, ... ou não quero mesmo dizer.

1 Comments:

Blogger Rui Machado said...

Só quero saber o que raio é cantar com um ar de bodega!!
Não quero saber mai nada ;)

28 abril, 2006 08:46  

Enviar um comentário

<< Home