domingo, maio 07, 2006

Foxy-Cine "Infiltrado"

Um excelente filme. Grandes actores (Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster) e um dos melhores realizadores (Spike Lee), na minha opinião.
"Infiltrado" é um thriller policial de alto nível, com uma gestão do "suspense" de modo a deixar o espectador sempre mais confuso em relação a quem é o infiltrado. Basicamente, a formula foi colocar uns assaltantes vestidos de homens da limpeza dentro de um banco e efectuar um assalto com direito a reféns. A partir daqui foi deixar rolar o filme. Entre cenas actuais e flashbacks "futuros", surgem as tramas que foram emergindo no desenrolar da história, o jogo psicológico entre o policia e o assaltante é delicioso, e finalmente, até no final há sempre mais uma revelação que nos surpreende. Depois a ajuda de grandes actores, em particular do Denzel e da Jodie Foster (apesar dos poucos minutos no global do filme em que ela aparece), fazem deste um dos melhores do ano.
Spike Lee, volta a filmar em Nova Iorque, ou não fossem todos os filmes dele filmados nessa cidade. Volta também a abordar alguns temas pouco fáceis, neste caso como o racismo ou exclusão social. Excelente o excerto em que aborda este assunto fazendo um sketch giro entre e sobre os albaneses nova iorquinos.
É um filme também com um grande poder de realização. Bastou uma rua (de uns 50 metros) uma fachada de um banco, um cofre e uma sala do banco para se fazer este filme. Com planos bastantes interessantes conseguiu mostrar tudo.
Destaco também a entrada incial do filme feito ao som de ''Chaiyya Chaiyya Bollywood Joint''. Não conheço nada disto, mas é uma música indiana que fica espectacularmente bem neste inicio de filme.

Citações:
Dalton Russel (O assaltante): I have to talk to your father about this game. [era um jogo tipo Grand Thief Auto, onde se ganha pontos por crime cometido]

Madeleine White: Don't take this personally, but I don't think you can afford me.
Keith Frazier: Don't take this personally, Miss White, but you can kiss my black ass.

Waiter: Excuse me Sir, do you have a reservation?
Keith Frazier: [walking past waiter] I have an appointment.
Waiter: May I take your hat?
Keith Frazier: No, get your own.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

também quero ir ver esse filme...

08 maio, 2006 17:36  

Enviar um comentário

<< Home