sexta-feira, junho 16, 2006

Foxy-Cine "Maria Madalena"

Sem querer procurar novas explicações ou aprofundar teorias que por aí se vão acumulando, sobre a real relação de Maria Madalena com Jesus Cristo, este filme de Abel Ferrara mostra também uma outra realidade de nós perante a fé. De facto quem foi Maria Madalena para Jesus? Apenas uma mulher convertida, ou foi alguém que passou a acreditar na palavra d'Ele e a seguiu para sempre. Qual foi a crença que a fez mudar o seu destino?
Nos dias de hoje, que fé teremos nós para dar sentido às nossas vidas. Será essa fé, o suficiente para podermos mover barreiras e mudar os destinos das nossas vidas? Ou as pessoas têm fé para quê?
Num mundo cheio de guerra, fome, arrogâncias, egoísmos, será só com a força da fé que mudaremos estas tristezas? Será o Homem capaz de mudar alguma coisa?
De que forma se manifesta a fé? É o acreditar em quê? É só nos momentos dificeis que se tem fé, quando a mulher e o filho recém nascido estão à beira da morte, ou quando um pai protege um filho no meio de um tiroteio no meio da guerra?
Será que a fé é flutuante, umas vezes têm-se outras não, ou esquece-se delas em várias ocasiões e depois lembramo-nos dela quando realmente estamos em dificuldades?
"I can't speak to God."
No filme, temos 3 personagens principais: uma crente, um não-crente, e um céptico. A crente, baseada na interiorização da interpretação da sua personagem (Maria Madalena), resolve abandonar tudo e procurar explicações sobre a sua vida em Jerusalém, berço da Fé cristã. O não-crente, com base no seu filme, procura chocar a sociedade, com a perspectiva da sua interpretação sobre os testemunhos bíblicos. O céptico, usando dos poderes que têm no seu programa televisivo de larga audiência, procura todas as explicações de todos os quadrantes, sobre a religião.

Um bom filme, que deixa-nos a pensar em muitas e outras perguntas das que fiz em cima. Um filme para debater depois de sair da sala.