domingo, julho 23, 2006

Foxy-Cine "Finais Felizes"

É mais um daqueles filmes que ultimamente têm chegado aos nossos écrans, um filme de várias histórias e que invariavelmente vão-se cruzar algures no próprio filme. Esta forma de realizar um filme traz a dificuldade de manter o espectador dentro do enredo, pois é necessário que haja um grande trabalho na interligação das várias histórias de modo a não confundir o espectador ou mantê-lo atento. Por outro lado, penso que é sempre uma excelente forma de abordar diversas visões sobre um mesmo assunto. Em Finais Felizes, as histórias do passado são trazidas para o presente. Histórias capazes de mudar a vida das pessoas, e que envolvem não só os próprios mas outros que directa ou indirectamente também fazem parte dela. Parar e pensar o que seria se em algum momento da nossa vida tivessemos decidido por outra coisa, e o que seria do presente que vivemos, devido a essa decisão. Conseguiriamos ter um final feliz? No final da história o realizador acaba por escolher finais felizes para todos, independentemente de fazerem sentido ou não, e o que interessava era isso. E como diz o narrador no inicio como que um prelúdio, neste filme não haverá mortes.

Sobre o filme, Don Roos, revela uma nova abordagem de explicar o contexto, ao ir directamente ao espectador usando legendas e partindo o écran em 2. Num lado acontece a história e do outro um texto legendado onde explica os contextos. Esta forma poderia ter interesse se permitisse ao espectador acompanhar as legendas sem perder a história. Isto é, não é possível a nenhum cérebro humano conseguir absover 2 tipos diferentes de informação vindas de 2 lados completamente distintos. Foi muito ousado, e um pouco mal pensado. Tive que procurar ler as legendas e deixar-me ouvir os diálogos. O filme tem a acompanhar uma música fixe, deixando aquele espaço para nos "encaixar-mos" no filme e ficar a pensar o que seria se tivesse sido connosco.
Por fim a Maggy Gyllehaal, mais uma boa actriz, com uma voz simples e espectacular a deixar-nos deliciados com alguns covers de temas conhecidos.

Finalmente, há por aí algum final feliz que possa escolher. Eu bem gostava de ir ao cinema e encontrar um final feliz, por exemplo.

Citações:
[testing out his new video equipment]
Nicky: Oh, wow. You look really pretty if I stand far away and I use the zoom.
Mamie: Thank you.

[to Alvin and Bill on Otis being gay and a drummer]
Miles: Why do think he's a drummer? So he can stare at our asses all night.

Javier: [during a massage] This is what you need. This is why you paid.
Manie: [stammering] Well, it was... it was a gift certificate.