domingo, outubro 01, 2006

Da Fotografia

Fotografia, é a forma de escrita com a Luz.
Uma arte, como a pintura, como a escultura, como o desenho artístico.

Num Olhar Fotográfico através de um Enquadramento, imagino a Imagem que irá ser criada. Perspectivo a estória que quero contar, adiciono personagens que dão-lhe vida e componho-a em mil horizontes.
Com o argumento criado, construo o Momento num único tempo. Acrescento ou retiro o Tempo de Exposição, dando movimento ao fotograma ou parando-o num milésimo de segundo. Aumento o Obturador para obter mais luminosidade ou fecho-o para dar mais Profundidade de Campo, e assim distancio os Motivos uns dos outros.
Depois, acontece o momento mágico. Um Clic que levanta a Cortina e deixa a Luz cruzar os espelhos e ir de encontro à Película, que Sensível à sua incidência, queima os cristais ali existentes decompondo a luz nos seus Espectros e deixando uma estória escrita num único Fotograma.

Realizo-me, e tranquilizo-me na fotografia. Muitas delas ficaram perdidas no tempo mas serviram para aprender mais sobre esta forma de escrita. A Cores ou a P&B, a imagem encarna as emoções do fotógrafo para o comum dos olhares, e da própria imagem para o fotógrafo.
Odeio, ... abomino fotografias paradas, que não contam estória alguma, que estupidificam personagens ou que contam estórias inexpressivas e sem emoção, e com os motivos destruídos por olhares mirrados.

Na fotografia, mil palavras não descrevem uma imagem, mas uma imagem conta o que mil palavras não descrevem.

1 Comments:

Blogger Šaяa said...

Concordo plenamente :)
Eu também gosto muito de fotografia! Apesar de não poder ter uma maquina muito boa, daquelas todas xpto, tenho uma compacta muito fixe que já da para brincar um bocadinho com os modos e configurações manuais.

03 outubro, 2006 16:10  

Enviar um comentário

<< Home