segunda-feira, outubro 16, 2006

Foxy-Cine "A Dália Negra"

Às tantas já não percebia nada do filme, mas depois parece que as peças encaixavam-se, assim sem mais nem menos. Foi assim que saí da sala de cinema. Gostei, por muito rebuscado que fosse o argumento, e mesmo baseado num livro e num facto real, o filme é interessante.
"A Dália Negra", passa-se nos anos 40, onde acontecem tumultos de várias ordens. Não chega a falar da máfia, mas sim de como a própria sociedade já vivia num clima decalcado. Do ponto de vista histórico é interessante efectuar este retrocesso na cronologia e ver como as coisas eram antigamente. Brian De Palma, aqui efectua um bom trabalho, ajustando a intriga num género de filme "noir". Usa de narrativas "off" ao longo do filme e proporciona planos e fotografia características deste género de filme, o que combina bem com a época dos acontecimentos. Também alguns efeitos de "travelling" são bem usados, como por exemplo na cena em que a Kay (Scarlett Johansen) aparece pela primeira vez, porque dá a sensação que nos faz viajar até ao encontro dela.

Quanto à realização, o filme é como que uma reconstrução da morte da "Dália Negra", em que vários momentos vão sendo explorados ao longo da história e depois junta-se tudo no final.

Em desempenhos, tenho a sensação que mais uma vez a Scarlett Johansen, cada vez mais se apropria para estes tipos de papel, o de mulher fatal.

Citações:

Sgt. Leland "Lee" Blanchard : The victim has been cut in half, all the organs removed, blood drained from the body, and the mouth sliced ear to ear.

Madeleine Linscott: [to Bucky] I think you'd rather fuck me than kill me. But you don't have the balls to do either.

2 Comments:

Blogger Noquinhas said...

Aqui está um filme que eu gostava de ver. Achei que a apresentação aguçava o apetite. ;)

Ofereceste um CD sem nenhuma razão? Isso não é estranho?

Beijinhos

16 outubro, 2006 11:12  
Blogger Brottas said...

adorei o filme mas tenho de ver outra vez para ser tudo claro na minha cabeça...

17 outubro, 2006 23:48  

Enviar um comentário

<< Home