quarta-feira, outubro 11, 2006

Foxy-Cine "A Senhora das Águas"

Uma "Bed Time Story", ... história de embalar.
Há vezes em que sentimos uma necessidade de colocar a realidade de lado e ir às profundezas da nossa imaginação, e lá descobrir mundos e criaturas novas. Lendas e contos fantásticos, histórias que nos deixam a sonhar, e fazem-nos encontrar a meninice que está entre nós, devolvendo-nos aquela alegria interior que esteve sempre connosco.

Ora bem, a Senhora das Águas, serve perfeitamente para embarcarmos nessa viagem ao nosso universo imaginário. É um filme que assenta num argumento bem idealizado, mas que por uma razão qualquer (e ainda por cima com um realizador com ideias fantásticas) peca por ter a falta de uma magia. MAGIA, é a palavra correcta para acontecer nestes filmes de fantasia, e que pessoalmente acho que não existiu. O filme aborda a história de uma ninfa, que precisa de ajuda de uns quantos personagens para poder seguir a sua viagem. Acontece que ao longo do filme, perde-se um pouco a história dela, focando-se mais na personagens à sua volta. Um dos críticos de cinema que gosto de ler diz que o filme é o pior deste ano, por ser um mau filme com ideias, mas não acho que seja um mau filme.
Há coisas bem interessantes e giras, como por exemplo o uso de uma relação "estranha" entre uma mãe e uma filha para criar uma estrutura narrativa à história do filme, optando e bem, num humor simples. Interessante, é também o uso de alguns planos de realização, como na festa da piscina, através de vista de topo ou numa cena em que uma porta se abre e em vez do plano ser de frente ou de lado para a porta, o plano é feito por cima originando logo aí um sentido de suspense.
O que se poderia evitar, seriam as cenas de humor forçado e exageros que aconteceram, que achei que não encaixava bem no desenrolar do filme, como por exemplo quando o Cleveland se transfigura e reage como uma criança que pretende ouvir a sua história de embalar, ... é muito mau.
Mr. Night Shyamalan, é daqueles realizadores que sabe contar histórias, é um realizador que já mostrou que sabe filmar grandes filmes, é um realizador jovem e cheio de ideias interessantes (casos dos filmes O Sexto Sentido ou do Protegido), e que acredito que fará muitos mais filmes fantásticos, mas esta "Bed Time Story" merecia algo mais.

Citações:
Vick: I don't know who you are, but you did something to me... to my thoughts
.....
The Lady: Do you wish to know your future?
.....
Young-Soon Choi: Mr. Heep, it's time we show them that some stories are real!