sábado, outubro 28, 2006

Foxy-Cine "Uma familia à beira de um ataque de nervos"

Há filmes de comédia que é só de piadas fáceis e há outros, de comédia, que envolvem um humor mais difícil de passar para o espectador. Algumas destas formas de humor, e que eu especialmente aprecio, são aquelas em que sarcasticamente, contraditoriamente ou mesmo sadicamente se transmite essa forma de comunicação. Sim, o humor para mim é uma forma de comunicação, apesar de aparentar ser um mero "desestabilizador social", é onde procuro e em qualquer situação que seja, encontrar um pequeno detalhe para o transformar numa imagem "desestabilizadora" desta sociedade carente de comédia. (Parênteses) - Para quem me conhece, já me viram a rir por "nada" .... é que não é bem por "nada" é por uma coisinha qualquer mesmo ["A Disturbing Mind is always thinking off ..."] -.

Este filme, em inglês "Little MissSunshine", apresenta-nos uma familia em que todos os elementos têm uma pancada fora do comum, desde o filho mais velho que fez um voto de silêncio e comunica através de mensagens escritas no seu bloco de notas, ou um avô que é viciado em heroína por exemplo. Juntou-se esta familia numa grande viagem através das estradas da América e todos juntos dentro de uma "vanette" a cair de velha vão acontecendo as mais váriadas peripécias. O filme não recorre à comédia fácil, mas sim a uma forma inteligente de fazer rir os espectadores, não só de piadas como também através de gestos simples e bem encaixados na realização ou inclusivé com momentos de silêncio.

Citações:
Dwayne: [After finding out that he is colour blind and can't fly planes, and the first word he said when he breaks his silence vote] FUUUUUUCK!!!