sábado, novembro 04, 2006

Foxy-Cine "Marie Antoinette"

Sofia Copolla, apresenta-nos uma "Marie Antoinette" em versão classic-rock. Isto porque ao longo do filme a banda sonora tem um papel muito interessante na sua realização. Esta mesma banda sonora varia entre sons de música clássica (e perfeitamente adaptada a este contexto histórico) e sons de bandas como os The Cure, The Strokes ou New Order.
Gostei de vários pormenores durante o filme, que para além de retratar (e talvez também satírizar/criticar) a corte francesa, realçaram de uma forma diferente a personagem Marie Antoinette. Da ideia anterior que tinha dela, de uma rainha "fria" e insensível, é completamente ao contrário, uma rainha cheia de vida e que aprecia os prazeres da vida. A forma como o filme passa pela vida de Maria Antónia, aos 14 anos, (antes de ser a rainha francesa) e depois como conta de uma forma bastante simples o percurso dela até ao culminar da revolução francesa, torna o filme muito giro de se ver.

Duas coisas também positivas. A forma como em determinados (longos) momentos do filme, existência de poucos diálogos faz com que a nossa atenção (do público) seja focada na tela ainda com mais interesse Aqui está o bom trabalho da banda sonora.
A outra coisa positiva é o guarda-roupa.

Citações:

Marie-Antoinette: This is ridiculous.
Comtesse de Noailles: This, Madame, is Versailles.