sexta-feira, dezembro 29, 2006

Foxy-Cine "Deja Vu"

Uma das questões que me lembro é sobre a possibilidade de existirem universos paralelos. Se eles existirem como é que funcionariam, e porquê da razão de existirem outro universos? E o nosso universo é o quê? Uma réplica ou original? E será que os universos paralelos são a resposta para inúmeras questões (as questões dos "ses") que irão permanecer sem resposta? Serão os universos paralelos sempre paralelos ou alguma vez poderão cruzar-se com outros universos?

Se por hipótese, considerarmos a existência de outros universos paralelos, poderemos ter que colocar em causa, em algum modo, os conceitos sobre a teoria da relatividade, e física ou mecânica quântica. Mas supondo que estes conceitos são válidos no nosso universo, e pressupondo que os outros universos se regem sob as mesmas ordens que o "nosso" universo, então assumo que as teorias da relatividade e da fisica/mecânica quântica são também válidos nos universos paralelos.
Garantindo este pressuposto, a possibilidade de saltar de um universo para outro poderia ser bem possível desde que no nosso universo consigamos encontrar um meio que nos permitisse essa proeza. Sendo a matéria a composição destes universos e considerando que a energia não será sempre a mesma em todo o universo, qualquer ele que seja, então provavelmente haverá um ponto de cada universo, definido como (uma posição, um momento, e energia) em que esse buraco, do género de uma backdoor, tornaria possível a passagem entre universos.

Já houve muitos que escreveram sobre teorias de multiuniversos, que tentaram explicações para os possíveis backdoors existentes em cada universo, mas que até ninguém ainda conseguiu provar nada. Quer em termos científicos ou em puras fantasias já foram abordados estes assuntos. Philip K. Dick, ou Douglas Adams, este de um modo mais humorístico, em seus livros escrevem nesta possibilidade. Também J.R.R. Tolkien no Senhor dos Anéis, confronta-nos com um universo da Terra Média paralelo ao nosso e ainda no campo da fantasia o universo de Nárnia é um perfeito exemplo de como saltar de um lado para outro, deixando todos estes autores a possibilidade da existência de outros mundos.

Dejá Vu, aborda este assunto, mas de um modo em que ao próprio universo existem outros paralelos, mas com o mesmo contexto, podendo ao mesmo universo ser retomado por si próprio, em pontos diferentes. Imaginando um linha de cozer, continua e sem fim, seria possível criar um nó em que dois pontos dessa linha coincidissem, de maneira que possamos saltar dentro do mesmo universo, mas para um espaço temporal diferente. É complicado perceber isto, até porque não temos consciência da influência de que certas acções que tomamos num espaço temporal tenham efeitos noutros espaços temporais.
Dejá Vu, é um filme que faz lembrar um "Minority Report" (também escrito por Philip K. Dick) no nosso presente mas ao contrário, pela possibilidade de podermos prever os acontecimentos, mas também faz lembrar um "Regresso ao Futuro" onde viajamos no tempo por uma cápsula temporal que requer enormes quantidades de energia para esta "teletransportação".
Dejá Vu, tem dois actores magníficos, e a Hale Berry (é? não é?) sempre bonita de se ver.
Dejá Vu, acaba como um puzzle temporal, em que todas as peças acabam por se encaixar, mas podiam muito bem não se encaixar e a resposta aos "ses" ficariam novamente sem resposta. Daí que será que os universos paralelos são sempre paralelos ou alguma vez poderão cruzar-se com outros universos (subtil dejá vu), de maneira que as respostas aos "ses" seriam respondidas?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hale Berry? Eu vi o filme mas ela não aparecia nele...

30 dezembro, 2006 01:21  
Blogger Šaяa said...

Hale Berry ?? Mas onde foste buscar a Hale Berry ?? LOL !

O filme é muito fixe mas se calhar foste ver outro diferente :)

Esse é um tema mesmo muito complexo. Depois de ver o filme tambem fiquei a pensar nisso e quanto mais se pensa menos se percebe :)

Beijinhos!

02 janeiro, 2007 09:45  
Blogger Noquinhas said...

Adorei o filme mas a actriz é a Paula Patton. :S Estavas tão concentrado na ideia de dois mundos paralelos que nem reparaste bem na actriz. Andas a olhar para onde?

Acho que o Babel também deve ser um grande filme. :)

Jinhos

03 janeiro, 2007 12:18  
Anonymous Anónimo said...

Estavas em que universo quando viste o filme?????

Devia ser num universo em que tinhas a Hale Berry e a Paula Patton a contracenarem só para ti... :)

Também vi o filme, tema interessante... mas muito confunso!

04 janeiro, 2007 16:57  

Enviar um comentário

<< Home