segunda-feira, janeiro 01, 2007

Dia 1, Da Paz

Paz.

Porventura a palavra com mais significado em qualquer parte do mundo. Pela Paz faz-se a guerra. Pela Paz soltam-se pombas brancas. Pela Paz discute-se. Pela Paz evocam-se Deuses. Pela Paz sobrevive-se. Pela Paz morre-se.

Parece-me cruel, mas todos nós desejamos a Paz independentemente das nossas crenças e ideais, e no entanto desejamos só a nossa Paz, aquela que serve só a nós, e não a outra Paz, aquela que serviria a todos. Como é possível haver mais que uma Paz, sendo o "nós" parte integrante de um só planeta. Da Paz que nos poderia ser útil, aquela que de facto nos compromete perante o próximo, é a Paz que vive da Compaixão, da Tolerância e da Coexistência entre todos, e por ser tão difícil juntar estes elementos é por isto mesmo que devemos lutar cada vez mais.

Infelizmente a Paz é uma consequência da Guerra, e recíprocamente. Infelizmente porque sem a Guerra não haveria a Paz, e para haver Guerra tem de haver Paz. Por mais que lutemos pelos valores da Paz, teremos de ter sempre a Guerra para nos fazer distinguir da Paz.

É um mundo de contradições em que vivemos.