sexta-feira, janeiro 05, 2007

Foxy-Cine "O terceiro passo"

Do realizador Cristopher Nolan, o mesmo de outros grandes filmes como Memento (muito bom mesmo) e Insomnia, e já agora do blockbuster "Batman-the Beginning", este "the Prestige" é mais um grande filme para este realizador.
Um filme que segue uma narrativa partida, situação também já experimentada pelo realizador em Memento (e em grande escala), e que faz desta sua forma de contar histórias a sua marca pessoal, e como a executa muito bem, ... pois então que continue assim sempre a fazer excelentes filmes.
Ainda sobre a realização, um muito apreciável "narrador" interpretado por um próprio personagem do filme e um grande actor que é Michael Caine, cria uma perfeita ligação entre os vários momentos da história.

O tema da magia (como em o Ilusionista) mais uma vez abordado em cinema faz com que os espectadores estejam "pregados" à cadeira durante o filme, procurando adivinhar quais os truques sempre que as magias vão acontecendo, parece-me ser uma fórmula interessante para o cinema até porque o cinema também é magia.

Dos actores, há uma competição entre 1 grande actor (Cristian Bale - desde o "Psicopata Americano" tem vindo a progredir nos filmes que vai fazendo) e um Hugh Jackmam (que tenta desvincular-se da pele de Wolverine) que tentam superar-se um ao outro. Nesta competição, onde a vingança, a inveja e o respeito pelos "poderes" de cada um, e que servem de base à história, são exemplos de como a sociedade da época era vista, e que também pode muito bem fazer parte da nossa sociedade.
Depois há a Scarlett. Mais uma vez na pele de loira que destrói lares e que tem a capacidade de nos deixar presos à tela por muitos instantes. Apesar de estar num papel secundário a força que esta actriz demonstra no écran é sinal de ser uma daquelas grandes actrizes.
Aparece também a Piper Perabo que para mim é outra actriz com enorme potencial, que desde o "Coyote Ugly" nunca mais a vi, e foi com enorme supresa que a vi neste elenco. Surpresa foi também ter visto o David Bowie!?!? ... sim era mesmo ele a fazer de "inginheiro" e um Andy Serkis (Gollum, do LOTR) em personagens mais secundárias. Gostaria de um dia ver o Andy Serkis com um grande papel, acho que o tipo pode valer umas personagens excelentes e não ficar tão escondido sob efeitos, máscaras ou figuras menos vistas.

Não é costume, mas este também seria um daqueles filmes que o veria mais do que uma vez no cinema.


Quotes:
Cutter: Every great magic trick consists of three acts. The first act is called "The Pledge"; The magician shows you something ordinary, but of course... it probably isn't. The second act is called "The Turn"; The magician makes his ordinary some thing do something extraordinary. Now if you're looking for the secret... you won't find it, that's why there's a third act called, "The Prestige"; this is the part with the twists and turns, where lives hang in the balance, and you see something shocking you've never seen before.

Robert Angier: Just to see... the looks on their faces...

Sarah: No more lies. No more secrets.
Alfred Borden: Secrets are my life.

Alfred Borden: See? He's fine!
Boy: But where's his brother?
(só de pensar que neste diálogo é revelado o segredo do truque principal deste filme até dá vontade de o ver novamente)