domingo, março 26, 2006

Foxy Viagens - Itália (III)

(continuação de Itália II)

Era Sexta-Feira, dia 6 de Abril, por volta das 21h-22h, encontrava-me eu em Roma, na Stazione Termini.
Chovia torrencialmente, e não tinha sitio para ficar. Precisava de encontrar um sitio, uma solução para passar a noite, a minha primeira noite em Itália. O dilema, estava em sair naquela chuva e procurar sitio para ficar, ou ficar à espera que a chuva parasse (a chover daquela maneira não pararia tão cedo), ou esperar mesmo que a sorte mudasse. Enfim, decidi pela pior solução (só mais tarde é que percebi). Lembrei-me que tinha levado a capa de água, coloquei-a e saí em busca de hospedagem. Por entre as ruas de Roma, com um mapa que aos poucos ficava cada vez mais ensopado, fui à procura de algo. A sorte é que na zona da Stazione Termini, havia uma data de possíveis hospedagens, desde hotéis, a residenciais, ou aos hostels. De um em um fui procurando, e a resposta à minha pergunta "- Do you have available rooms?", era sempre a mesma, embora em diferente idiomas. "No. All full." ou "Tutto occupato." Ao fim do 5º/6º local que procurei, percebi que em Roma nada feito.

O facto de estar tudo ocupado era porque se iniciava a semana santa, e muita gente de vários sitios vão a Roma celebrar esta época festiva. Roma, estava cheia de turistas (e muitos portugueses como percebi dias mais tarde).

Decidi voltar para a Stazione Termini. O único sitio abrigado que conhecia. Já lá dentro, pensava em alternativas. Bom mas para pensar o melhor era estar de barriga cheia. Fui a um café lá na estação, e tive o meu primeiro diálogo em italiano. Procurei na lista o que queria consumir, e decidi-me por um leite frio e por uma foccacia (género de pizza mas enrolada e havia umas com doce lá dentro, bom). Dirige-se a empregada a mim e:
Ela: Prego?
Eu: ???? (pensei para mim, que raio é que ela quer com prego)
Ela: Prego?
Eu: .... (prego, esta tipa está a gozar, não ... humm)
Depois percebi com a ajuda de alguém ao lado que em resposta ao 'prego' de outra empregada, fez o seu pedido, e terminou com 'prego'. Então 'prego' é um termo que serve para dizer 'por favor' ou de algum modo fazer um agradecimento.
Eu: I want a ... err ... eu ... no, desidero um bicchieri du latte, fredo! ..... prego :D
Ela: è tutto?
Eu: e una foccacia. Questo. ... Prego.
Gostei imenso do 'prego', e fiquei com o 'prego' na cabeça (dentro deste contexto claro). Paguei, sentei-me e refastelei-me. Agora tinha de decidir o que fazer. Estava a olhar para aqueles placards que existem nas estações de caminhos de ferros com as partidas e chegadas dos combóios, e que rodopiavam velozmente cada vez que a informação é actualizada, e na primeira linha estava o destino de Firenze, com partida a 15 minutos.

Quando decidi ir para Itália, a viagem que queria fazer por lá era de conhecer o máximo possível, viajar de cidade em cidade e de combóio. Gostava também conhecer em primeiro lugar a toscânia, pois tinha lido imenso sobre essa região e gostado muito.

As coisas conjugavam-se agora. Ia conhecer a primeira cidade, Firenze. Ia para uma das regiões que pretendia conhecer, Toscana. Passava das 23h, e não tinha sitio para ficar. Continuava a chover torrencialmente. Com alguma sorte passava a noite no combóio e era menos uma noite a pagar a dormida. Lá fui eu comprar um bilhete ('prego' claro...) para o combóio das 23h30, com destino a Firenze. Foi uma viagem calma, de noite, sem quase ninguém no combóio. Os que entravam numa estação saiam pouco depois noutra. Pensei eu que a viagem iria mesmo demorar a noite toda, estava safo. mas não, nem tudo podia ir bem. Acabava de chegar a Firenze pelas 3h da manhã.
E agora?

3 Comments:

Blogger Unknown said...

sacana do miúdo....então mas o que acontece às 3 da manhã??? mais valia ires a uma disco e pagar o consumo mínimo do que uma dormida numa pensão * qualquer...

27 março, 2006 11:55  
Anonymous Anónimo said...

Também concordo contigo "Luis Ferreira" ou então encontrar dormida na cama de alguem..ehehehehehe.

Será que o Nelson decidiu apanhar o comboio para outro sitio qualquer????

"Prego!!"; "Prego!"... é uma boa expressão

27 março, 2006 14:15  
Blogger Rui Machado said...

Tinhas que deixar a estória a meio..prego!!

28 março, 2006 22:55  

Enviar um comentário

<< Home