sexta-feira, abril 07, 2006

Foxy Viagens - Itália (IV Firenze)

continuação de (Itália III)
Hoje, dia 7 de Abril, à cinco anos atrás, neste mesmo dia encontrava uma grande paixão.

Ora bem, desde que esta viagem começou, "ontem" dia 6 de Abril, e em menos de 24horas, tinha estado no Porto, em Lisboa, em Roma e terminava em Florença (Firenze em italiano). Nunca na vida coseguiria imaginar uma situação destas, e com várias peripécias a acompanhar-me.

Passavam das 3h da manhã, acabado de chegar a Florença, numa noite chuvosa (embora em menor quantidade que em Roma), encharcado até aos ossos, sem destino, cansado e sem sitio para descansar. Hipótese numero um: Dormir na Stazione S. Maria Novella (estação dos combóios). Descartada ... não estava com vontade de correr mais riscos. A segunda hipótese, ir à procura de sitio para ficar. Resolvi tentar esta. Saí e fui à procura, sem mapas ou outras informações sobre onde procurar alguma coisa. Saí da estação, à minha frente havia uma praceta enorme(Piazza della Stazione). Num dos cantos da praceta havia um aglomerado de jovens. Passei por lá e descobri que era um bar, estava a fechar e acho que as coisas não deviam estar a correr lá muito bem para aquele sitio. Passei de fininho, sem deixar de deitar o olho ao que se passava lá para dentro. Dei a volta ao quarteirão e não encontrei nada. Passei para o outro quarteirão e descobri, um hotel. Entrei e perguntei se havia quartos disponíveis. Resposta afirmativa do empregado, seguido do preço por noite. Um valor exorbitante. Raios. Resolvi agradecer e ir procurar outro sitio, mas assim que saí e dei dois passos, voltei para trás e que se lixe, quero descansar, secar-me e dormir. Era só mesmo por uma noite, depois no outro dia resolvia-se. E lá fiquei nesse hotel.
Acordo no dia seguinte, com um sol brilhante, e os seus raios a incidirem-me no quarto pela fresta da janela que tinha ficado entreaberta. Levanto-me e abro a janela, que espanto .... um dia brilhante, de céu azul e à minha frente a excelentíssima cúpula do Duomo Santa Maria del Fiore. Que maravilha. Foi assim que comecei a adorar Florença.
Efectuei o checkout e fui à procura de outro sitio para ficar e só depois é que ia explorar a cidade. Encontrei rapidamente um sitio para ficar, numa residencial barata, bem acolhedora e bem situada. O empregado, um velho Somalês, Gassim de seu nome. Fiz logo uma boa amizade, aonde ajudou a fazer o meu roteiro turístico para a minha estadia. À saída, cruzo-me com uma morena, linda de morrer, com os cabelos encaracolados e descaídos pelas costas quase até à cintura, olhos escuros e profundos. Parei para apreciar .... ela passou eu fiquei embasbacado. Vira-se o Gassim, e diz "É a minha neta, vai para a Universidade". Eu nem sabia aonde me meter (acho que deveria ter ido até à universidade). Infelizmente não a encontrei mais.

Florença, é uma cidade linda. Plana, fácil de andar e encontrar sitios bestiais para sermos invadidos pela cultura que emana por aqueles diversos edíficios, brilhantemente construídos pelos arquitectos desta cidade. Contemplei quase tudo, apreciei a arte permanente em que vive a cidade, interagi com os fiorentinos que são pessoas bastante afáveis, simpáticas e apaixonadas pela sua própria cidade. Entre elas, um vendedor ambulante que descobriu que eu era português, e veio logo falar comigo por causa do Rui Costa, que naquela altura jogava na fiorentina e era um ídolo local. Foi uma conversa estranha, ele em Italiano eu, que não o conseguia acompanhar, falava em Português. Acho que estava a dar resultado. Nesse fim de semana jogava-se um jogo importante (Fiorentina-Roma) e as pessoas só falavam dessa partida do Calcio.
Fui descobrindo o Duomo Santa Maria del Fiore e a sua arquitectura gótica, com uma ornamentação divinal. Perto dali, estava o Bargello, mais ao lado o "Palazzo Vecchio" com várias esculturas a rodeá-lo, impressionante olhar para a escultura de Pégasus a segurar a cabeça de Medusa. À frente, seguindo pela praça, encontrava-mos a Galeria Uffizi. Tanta eram as pessoas a procurarem entrada que nem me atrevi. Segui até à linda Ponte Vecchia aonde antigamente (séc. XVII, XVIII) se efectuava o comércio dos barcos que chegavam a Florença pelo rio Arno, e dirigi-me até ao Palazzo Pitti. Ali ao lado a Piazza Michelangelo, aonde tirei uma sequência de fotos da cidade de Florença. Passei também pela biblioteca aonde me lembrei da cena do enforcamento do detective no filme de Hannibal, a sequela do Hannibal Lecter. Entre outras coisas interessantes, destaco a capela Medici, a casa de Dante (metia medo fazer a entrada naquelas quatro paredes e escuras), a igreja de Santa Croce, e as praças que compõem esta cidade.
Foram várias as vezes que parei e olhei. Revivi, reflecti, fotografei, e dei por mim a prometer um dia voltar, com mais alguém e partilhar tamanha beleza. Fiquei em Florença 3 dias e 4 noites. Para quem queria só ficar no máximo 2 dias. Mas não saí de Florença sem provar a sua bela gastronomia. Um dos pratos que provei foi um esparguete à bolonhesa. Mais tarde foi-me explicado uma curiosidade que deveria saber sobre o "bolognesa".
Aliás é preciso algum cuidado com este termo em Itália ....

5 Comments:

Blogger Rui Machado said...

O costume...sempre a marcar pontos!!
Devias mesmo ter ido para a Universidade!!!

08 abril, 2006 23:58  
Anonymous Anónimo said...

Nelson...

Se o nosso futuro depende dos nossos sonhos... não podes ficar parado à espero que esses sonhos venham a ter contigo, tens que ir atrás deles... Por isso concordo com o Rui, devias ter ido para a universidade!!!
Nelson,
Acho que deves explorar esta tua vertente de escrever sobre viagens (e se um dia pudesses disto, era bom não era?)
Depois de ler estes teus relatos, sinto uma enorme vontade de fazer um mealheiro "pegar" no Luis e irmos os dois apreciar a beleza de Firenze... Tão bom que havia de ser!!!!!!

10 abril, 2006 10:24  
Blogger Unknown said...

grande viagem...e está só no início não é? belíssimo!!!

10 abril, 2006 15:28  
Blogger Rui Machado said...

quando dizes "pegar no Luis"...é no sentido literal da palavra...ou será apenas uma expressão!!!???

10 abril, 2006 18:10  
Anonymous Anónimo said...

Sr Rui....

Visto que o seu comentário foi escrito no dia 10 de Abril, vou simplesmente ignorá-lo!!!!!!!!!!!!!

11 abril, 2006 09:29  

Enviar um comentário

<< Home