terça-feira, maio 02, 2006

Foxy Viagens - Itália (V Pisa)

continuação de Itália IV ...

Uma das coisas que procurava em Itália era a sua gastronomia. Não estou a falar de pizzas, até porque só foi numa vez que decidi comer pizza em Itália. Eram de facto as variedades de Pastas e Anti-Pastas e vários molhos que podemos encontrar naquele país. Normalmente quando vou de viagem, a minha alimentação passa por, fazer um bom pequeno almoço e depois procuro um almoço "típico" da região por volta das 14h/15h para poder disfrutar e desgustar sem grandes confusões e pressas os pratos que me apareçam à frente. Durante o resto do dia, ando com fruta ou outros alimentos transportáveis na mochila para ir comendo ao longo dos passeios que faço. De noite, sempre numa voltinha pelas cidades com direito a conhecer a vida nocturna de cada sítio e se tiver fome termino com a fruta do dia. Então, num dos dias que estive em Florença, entrei numa daquelas tascas, com um estilo bastante típico da toscânia e com um certo charme de "aqui tomava-se uma bela vinhaça". As mesas individuais, com uma toalha aos quadrados vermelhos e brancos, e no meio uma jarra com uma flor a dar vida àquela mesa, chamava por mim. Sentei-me com permissão do empregado e comecei a escolher o que iria comer pela carta que havia na mesa. Ora bem, em Itália os pratos são costume ser primeiro uma Pasta, depois uma Anti-Pasta (ou ao contrário) e no final uma sopa. A Pasta consiste numa enorme pratada de massa e tá a andar. A Anti-Pasta consiste num prato simples de algo leve para se comer, tipo um bife com um molho especial ou uma salada (Insalata) e é só mesmo para retirar o peso da massada anterior. Decidi-me por escolher para Pasta um "Spaghetti à Bolognesa" e para Anti-Pasta qualquer coisa como uma salada de pepinos/pimentão/queijo ... parecia-me bem, e no final ainda fui à sopa. O prato de Pasta estava formidável, e a Anti-Pasta não lhe ficava atrás. Já a sopa ... era melhor mesmo esquecer ... não é porque estava cheio, era mesmo porque não me parecia que o meu estômago iria aceitar aquele tipo de "água suja". Deliciado com a refeição, excepto com a sopa no final, e satisfeito porque estava a disfrutar das minhas (para já) excelentes férias, permaneço mais um bocado na tal tasca. Como não viajo com planos e obrigatoriedade para nada, permitia-me fazer de vez em quando estas pausas. Entretanto em conversa com os empregados, depois de muito blá, blá, blá em Italiano e Inglês, depois de muita conversa deitada fora e outra mais interessante, e no meio daquela parte em que aprendemos as "fucking words" como é habitual quando alguém vai para um país estrangeiro, vira-se um deles e diz-me que é preciso ter cuidado com a palavra "Bolognese". Ora bem, foi mesmo isto que tinha acabado de comer. E para mim "Bolognese", ou era algo que fosse comestível como carne à bolonhesa que tanto apreciamos cá em Portugal, ou era algo originário da cidade de Bolonha. Mas o empregado, com um sorriso matreiro e com aquele ar de gozão, como que já esperando da minha interrogação, completa a sua afirmação dizendo que o termo "Bolognese" quando aplicado num determinado contexto, em Itália tem a conotação de "Blow Job" .... pois isso mesmo. Portanto é com cuidado que devem aplicar a respectiva palavra. Depois desta revelação, achei que já não tinha nada a fazer naquela tasca, senão por-me a andar dali pra fora. Foi isso que fiz. Dirigi-me à gelataria mais próxima para comer um gelado, já que eram 16h30, a hora que decidi, todos os dias em comer gelados sentado numa esplanada. Itália, revelou-se também como um paraíso dos gelados ... que dificuldade tinha eu em escolher os gelados que iria comer, era um fartote.
Bom, depois destes 3 dias, tinha de sair de Florença, porque senão corria o risco de ficar lá as férias todas. Tinha algumas hipóteses, ou ía para Norte (Turim/Milão) ou para Oeste (Génova) ou para Leste (Bolonha/Veneza). Nem uma nem outra, decidi-me a ir para Pisa. Apanhei um fantástico combóio, daqueles que faz um barulhão e balança por todo o lado, mas consegues apreciar a beleza de viajar de combóio por aquelas belas planícies verdejantes. Eram terras enormes, de muitos verdes, em vários tons. Vários montes com um só caminho por entre eles e sempre no cimo de cada colina, ciprestes a demarcarem com a sua altivez a beleza da toscânia. A viagem de Florença para Pisa, foi assim, de combóio e de beleza extraordinária.
Chegando a Pisa, revejo uma cidade mais pequena que Florença, mas com uma arquitectura muito semelhante. Com um mesmo rio a passar no meio da cidade, com os prédios e casas pintados com a mesma côr, com o mesmo estilo de contrução, ... enfim tudo muito igual. Parecia mesmo uma réplica de Florença, mas em tamanho pequeno. Instalei-me numa pequena pensão a cair de podre, bem barata, mas para aquilo que queria servia perfeitamente. De facto Pisa, não me parecia nada excepcional, pouco ou nada para se ver, nem para gozar ... estava desiludido. Mas eis que ali ao fundo de uma rua principal, vejo por cima das casas vejo a conhecidíssima Torre de Pisa inclinada. Que vontade de rir me deu ali no meio da rua. É que já tinha visto a torre em outras fotografias ou imagens de televisão mas ao vivo aquilo dá mesmo vontade de rir. Como é possível aquilo ter ficado assim. E à medida que me ia aproximando, cada vez mais ia ficando pasmado com aquele monumento. Muito, mas mesmo muito engraçado. Deliciei-me com aquela vista mesmo à minha frente. Fartei-me de fotografar a torre, em todos os angulos em que a conseguisse captar.
Em Itália, os Duomos ou Catedrais, são constituídos pela própria Catedral, uma Torre e um Batistério. Em Pisa, tal como em Florença, não fugia à regra. E anteriormente disse que Pisa não tinha nada interessante para se ver, mas o complexo "Duomo, Torre e Batistério" da cidade é fenomenal, digno de os apreciarem avidamente. Nesse dia passei quase toda a tarde sentado ou deitado nos relvados dos jardins do Duomo, a contemplar a torre inclinada ... e as turistas. Sem maiores confusões, no dia seguinte haveria outro destino....


P.S. Quando falei em gelados, falei daqueles que aparecem numa taça e come-se às colheradas. Não daqueles de chupar.

3 Comments:

Blogger Rui Machado said...

Essa do P.S. no fim foi boa....foi a tua safa!!!
Quando viste a torre de Pisa...pensaste logo: Isto foi obra do Rui!! Bom, no tempo em que foi construido, ele ainda não tinha nascido!!! Mas deve ter sido algum antepassado dele!! Será que ele é descendente de Italianos!? Bom da maneira como ele é sempre com expressões do tipo fucking words e bolognese...E foi com estes pensasmentos que passaste a tarde nos jardins a ver a torre e os turistas!! Confessa lá!?

03 maio, 2006 22:44  
Anonymous Anónimo said...

Lindo!!!!!!!!! Está decidido, quero mesmo ir a Itália :)

Mas agora confessa lá? onde é que tu escondes toda a comida que comes?
Comes, comes,comes e continuas na mesma!

04 maio, 2006 10:42  
Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

19 maio, 2006 08:14  

Enviar um comentário

<< Home