domingo, maio 21, 2006

Foxy Viagens - Itália (VI Siena)

... continuação de Itália V.

Era uma quarta-feira, 11 de Abril. Deixava Pisa logo pela manhã. Cedo, para aproveitar ao máximo o dia e a viagem até ao próximo destino. Pisa acabava de ficar para trás. Foi uma cidade que gostei, principalmente a área de jardins à volta do Duomo, e adorei viver de perto aquela torre inclinada, presa por uns tensores que a mantinham no seu estado de inclinação. Ficará sempre presente na minha memória, uma imagem "cómica" dessa torre. Sem dificuldade em escolher o próximo destino, pois já estava pensada na hipótese de parar por esta cidade, segui no primeiro combóio que me levava a ela. Calhou-me novamente um daqueles combóios do tipo regionais, em que se pára em todas as estações e apeadeiros, mas que se consegue disfrutar de tudo, inclusivé tempo para tirar fotos às belas planicies toscanas. Seguia então para Siena.

Siena, está situada no topo de uma elevação. É uma cidade ainda no estilo medieval, onde a arquitectura de edifícios antigos transparece um ar gótico, com os seus tons laranjas e castanhos a sobressaírem das suas fachadas, e à tarde, com o sol a meia altura, paira uma luz linda, óptima para fotografar. O seu centro circundado por muralhas que a tornam numa mistura de encantos e claustrofobia e com várias ruas e ruelas, estreitas, escuras, a formarem uma espécie de labirinto citadelo. As janelas das casas, com as suas portadas abertas quase que se podiam tocar com as janelas das casas da frente, dando um aspecto bairrista que nós bem conhecemos através dos Bairro Alto ou Alfama.

Tinha chegado cedo a Siena, por volta das 10h00. A estação de combóios, ficava cá em baixo. Para se chegar à cidade, podiamos ir de mini-bus ou mesmo a pé. Eram ainda uns 3, 4 km sempre a subir. Decidi começar a minha aventura (sim, foi uma grande aventura este dia ...) indo a pé claro. Eu queria visitar a cidade e no final do dia apanhar o combóio para outro sitio qualquer, e não pretendia pernoitar aqui em Siena. Lá fui eu, mochila às costas, tudo nos conformes, e em passada de viajante segui rumo à cidade. Cheguei lá bem. Entrei por uma das portas das muralhas que circundam a cidade e fui avançando e descobrindo aos poucos as várias igrejas, catedrais, palácios, monumentos, praças características. Encontrei enquanto passeava, uma loja onde vendiam vários tipos de frutos secos. Aproveitei e comprei um saco de variedades e entre vários que eu nunca tinha provado estava uns estranhos secos de uva, pêssego, banana, ... delicioso. Basicamente foi o meu almoço e lanche. Parei às tantas na praça principal de Siena. A Piazza Del Campo. Num dos topos da praça situava-se a conhecida Torre del Mangia. Muito linda a praça. Nela, em séculos anteriores, organizavam-se corridas de cavalos à volta dela. Hoje em dia, mantém-se essa tradição de fazer as corridas de cavalos, e outras variedades de espectáculos medievais. Depois, acabei por apanhar uma molha. Começou a chover e só me consegui abrigar na Catedral de Siena. Foi um óptimo momento para apreciar a beleza daquele edíficio. Construído com vários tipos de mármores, num estilo único, e uma combinação das cores preto e branco excelente. Parou a chuva e segui. Passado algum tempo, começo a ter a sensação de estar a andar à horas e a passar em vários sitios com alguma frequência. Andava às voltas por Siena, sem parar, virava numa esquina por uma ruela e ía ter a um sítio do qual já tinha passado. Continuava a tentar procurar novos caminhos e ia dar sempre a locais que já tinha passado mais que uma vez. Já começava a desconfiar que estava desorientado. Eram por volta das 16h. Já estava à 6 horas a andar (às voltas e carregado com mochila) em Siena. Resolvi ir embora para a estação de combóios. Procurei uma porta de saída e lá encontrei. Quando dei por mim, não era aquela porta que dava para a estação. Voltei para trás. Mais umas voltinhas para procurar uma nova saída, e lá fui encontrando de novo os sitios por onde já tinha passado. Encontrei outra porta de saída. Uns metros depois de sair pela porta confirmei que também não era aquela a saída. Voltei novamente para dentro com direito a mais umas voltinhas no labirinto. Mais uma porta de saída e mais outro regresso ao labirinto.
Nesta altura, o mais fácil, e o que se deve fazer era procurar informações a quem nos pudesse informar. A minha primeira tentativa foi "tentar" perguntar a um pastor para onde é que eu deveria ir. Mais valia estar calado. Parecia que ele me ia bater com o cajado, tal a forma que o homenzinho se assustou comigo. Casmurro como sou, resolvi o seguinte ... se me meti nisto assim, vou até ao fim, sem perguntar a ninguém e irei descobrir onde raio ficava a porta de saída. Continuei. Já passavam das 19h e nada. Comecei a achar que não ia sair dali tão cedo. Estava a ficar cansado e já com dores nos pés de tanto andar. Resolvi o assunto. Que se lixe o combóio. Vou mas é encontrar um sitio para ficar a noite, descansar e ir ver a noite de Siena. Lá encontrei um sitio bem acolhedor e barato para ficar. Um belo banho, uns minutos a descansar e lá fui eu comer uma pizza, bem confeccionada num forno de lenha. Belíssima. Saí depois à procura de distração entre uns bares e locais bem giros da cidade, mas desta vez sem me esticar a ir para muito longe com medo de não conseguir voltar ao poiso. Acabou por ser uma noite fixe. Quando chego, mesmo à frente da porta do hostel, está uma tabuleta que dizia "Stazzione - Siena", e apontava para o fundo da rua, onde reconheci a porta que tinha usado para fazer a minha entrada nesse dia em Siena.

(encontrei este link com algumas fotos de Siena dos locais onde passei para verem)
(as minhas fotos um dia poderei mostrar, foram muitas)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi gostaria de trocar email ou msn com vc para falarmos de diversas experiencias q tivemos em viagem. =) aguardo seu contato um abraço
Dominique
dominiquemontenegro@hotmail.com

12 janeiro, 2007 18:14  
Anonymous Anónimo said...

Oi gostaria de trocar email ou msn com vc para falarmos de diversas experiencias q tivemos em viagem. =) aguardo seu contato um abraço
Dominique
dominiquemontenegro@hotmail.com

12 janeiro, 2007 18:14  

Enviar um comentário

<< Home