domingo, dezembro 17, 2006

Foxy Viagens - Escandinávia (IX)

... continuação de Escandinávia VIII .

Dia 12 de Junho. Era o dia que em Portugal começava o Euro2004 e que a selecção jogava no estádio do Dragão o primeiro jogo da competição com a Grécia. Imagino que nesse dia, o país inteiro ansiava por este momento e que se faziam já algumas concentrações de apoio à selecção. Ora na Dinamarca, apesar de longe, também já se sentia um ambiente de festa e de espírito futebolístico. Todos os cafés, bares e restaurantes propagandeavam o início do campeonato europeu e já se organizavam tabelas de entradas para quem quisesse ver os jogos. Nesse dia, comecei com as minhas voltas na baixa, ruas que já conhecia por lá ter passados algumas vezes.

Em Copenhaga, como em todas as outras cidades europeias que já conheci, há sempre uma rua muito movimentada onde vários artistas se arrumam e executam os malabarismos e números de circo que têm preparados para divertir os turístas que por lá passam e também para ganharem os seus trocos. Nesta rua, por onde passava, havia bastantes destes artistas, e em alguns deles parei para ver e filmar o espectáculo. No final dos espectáculos retribuí-lhes com uma compensação devida.
Nesta viagem andava sempre com a minha máquina fotográfica e era a primeira vez que levava a máquina de filmar. Para andar com estes dois aparelhos, tinha uma mala a tira colo que conseguia guardar as duas máquinas facilmente e sem atrapalhação. Era uma mala que tinha também uma bolsa onde podia guardar a carteira facilmente e sentir sempre que ela estava na mala, pois o volume que fazia tinha, quase sempre a certeza da sua presença na mala.

Neste dia, curiosamente, também a minha irmã chegava a Copenhaga para ir a uma conferência qualquer, e estava combinado ir ter com ela ao fim do dia no hotel onde ela iria estar.

"O Roubo"

Comecei então com as compras de presentes, onde descobri algumas coisas interessantes para oferecer e outras que queria para mim e os últimos dinheiros iam-se gastando. Por fim, e nas últimas compras entrei numa loja que nem estava muito cheia. Enquanto escolhia o que ia levar de lembrança, dois tipos altos e gordos com bonés referentes à sua selecção nacional entram na loja e começam também a procurar algo. Reparei nisso porque ficaram cada um ao meu lado. Depois de escolhidos os presentes, dirijo ao balcão, onde uma rapariga gira de olhos verdes e sorriso fácil me atende. Pago o que tenho a dever e arrumo as coisas na mala e a carteira na tal bolsa da mala e dirijo-me à saída. Nestas lojas a saída é normalmente estreita para permitir sair uma pessoa de cada vez e assim poderem detectar o roubo de coisas da loja mais facilmente. Nesta altura os dois tipos colocam-se, um à minha frente e o outro atrás e no momento que vou a sair o da frente pára, e o de trás empurra-me contra o da frente. De repente sinto uma sandwich de dois dinamarqueses e dou um ligeiro empurrão ao da frente, que para meu espanto, começa a gritar e a agitar-se todos fazendo uma festa, como se tivesse a comemorar qualquer coisa. Achei estranho aquela situação e não liguei muito. Queria era sair dali e ir comer qualquer coisa porque já estava na hora. Assim que saio da loja e ando uns 5 metros, levo a mão à mala e não sinto o volume da carteira. Apercebo-me que ela não está na mala. Estava tudo menos a carteira. Por momentos, e ainda sem se apoderar de mim aquele sentimento de desespero, dirijo-me rapidamente à loja para num último momento de esperança encontrar a carteira em cima do balcão e ficar aliviado deste mau auguro. Quando chego ao balcão da loja, pergunto à moça gira se não viu a minha carteira e ela diz-me que não. Fiquei completamente de rastos. Faço um flash-back à minha memória para perceber aonde a tinha deixado e lembro-me da diversão que os dois tipos me fizeram à saída da loja e sentido que foram eles que me roubaram a carteira, peço autorização para deixar a minha mala na loja (atrás do balcão) e saio a correr para ir atrás dos tipos para ver se os apanhava. Lembrava-me perfeitamente deles e por isto achava que os podia encontrar, mas não ... aquela era, como disse antes, uma das ruas mais movimentadas da cidade, onde se era fácil perder entre a multidão e também passar despercebido. Em vão foi a minha tentativa de os encontrar. Acabei por voltar ofegante para a loja e pedir ajuda à simpática moça. Cheguei lá, e ela também preocupada com a minha situação, expliquei-lhe o que se tinha passado e ela ajuda-me a contactar a policia para apresentar a minha queixa formalmente, e também para poder resolver a minha situação. Porque com este roubo, tinha ficado sem documentos de identificação nenhuns, tinha ficado sem dinheiro para nada, e tinha que voltar para Lisboa no dia seguinte. Felizmente o bilhete de avião ainda estava na minha posse, dentro da mala e dentro de outra bolsa que a mala tem.

"O Alçapão"

Depois da moça ter chamado a policia, volto novamente a procurar na mala se de facto não tinha guardado a carteira noutro sitio, mas como tinha deixado a mala atrás do balcão, a rapariga teve a boa ideia de a colocar mais resguardada de qualquer outro gatuno, e então colocou-a noutra ponta do balcão. Avistei a mala lá longe e fui apanhá-la. Dei um passo em frente, dei o segundo e ao terceiro não senti chão nenhum por baixo de mim, e catrapum-pum-pum ..., caí por um buraco que havia no chão da loja. Este buraco era um alçapão que estava aberto, que dava para a cave onde estavam armazenadas os artigos que a loja tinha à venda, e estava aberto por alguma razão. E lá fui eu pelo buraco abaixo, o problema é que por sorte ou azar, não cheguei ao chão porque acabei por ficar preso e pendurado na corda que segurava a porta do alçapão. Linda figura que eu fazia nesta altura em Copenhaga, pendurado numa corda de um alçapão de pernas para o ar em pleno momento de angústia. Foi nesta altura que fiquei mais calmo. Ou seja, sentia que daqui para a frente as coisas só podiam melhorar, e quem ficou mesmo pior foi a rapariga, que de um momento para o outro viu-se, na sua loja com um tipo enfiado e pendurado por um buraco, e sem saber o que fazer.
Depois de eu acalmar a rapariga e de a ter dito que estava tudo bem e que não me machuquei, as coisas lá se acalmaram. Entretanto chega a policia que rapidamente se pôs lá na loja estacionando o carro mesmo à frente da porta da loja. Depois das explicações devidas, a policia resolve-me levar para a esquadra. Quem me conhece, sabe que quando viajo é costume eu deixar a barba crescer e nesse dia ela já tinha uns bons dias sem ter levado um corte. A minha figura, depois desta confusão toda, era de um pobretanas com ar de "marroquino" que resolveu arranjar umas trapalhadas em Copenhaga.
Acabei, assim por ser escoltado para o carro e colocado no banco de trás. Às tantas começo a reparar na multidão que se juntou junto ao carro da policia e a olhar-me furtivamente. Senti-me como se fosse eu que tivesse efectuado um assalto e tivesse a ser levado para a prisão.
E continuemos com mais aventuras porque não acabou, na próxima semana ...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

História paralela:

Cheguei a Copenhaga a meio da tarde e depois de instalar-me no hotel telefonei para casa com intuito de avisar que tinha chegado bem, quando a primeira coisa que a minha mãe diz é que o meu irmão tinha sido assaltado e estava sem dinheiro!

Susto à parte, veio a parte cómica... depois de ouvir a história do Nelson, e uns dias mais tarde, fui com a minha ex-directora e um ex-colega fazer as compras das lembranças ao dito sitio. Quando lá chegamos, comecei a explicar-lhes o que se tinha passado com o meu irmão, exemplificando na medida do possível. Eis senão quando estou rodeada de 4 raparigas loiras de 1.80m, empregadas na dita loja, que ao se aperceberam do que estava a contar pormenorizaram tudo! Mais engraçado foi ver a preocupação delas com o "rapazinho" que tinha caído no buraco e o espanto delas ao se aperceberam que o "infeliz" era meu irmão! Claro que fui logo bombardeada de perguntas sobre o seu estado fisico! Nesse dia fiquei a saber o sucesso que o rapaz fez em Copenhaga junto da turma feminina!
Fico a aguardar pelos sucessos em terras lusas...

19 dezembro, 2006 22:07  
Blogger Noquinhas said...

Estou a ver que fizeste sucesso por aqueles lados...

20 dezembro, 2006 16:59  
Blogger Rui Machado said...

Sempre em grande!!!
Essa tabela de disputa de pontuação..já está em vigor...ou começamos a contar só apartir do próximo ano!!

20 dezembro, 2006 19:35  

Enviar um comentário

<< Home